sábado, 20 de fevereiro de 2016

Quaresma: Atividades simples e fáceis para fazer com seu filho pequeno!

    O carnaval passou e chegou a quaresma, um período muito rico do ano litúrgico. Tempo de lembrar que a nossa vida consiste em começar e recomeçar.
    Muitos pais não sabem bem como introduzir as crianças nesse tempo de preparação para a Páscoa do Senhor, por considerá-lo talvez muito complexo para a mentalidade dos mais pequenos.
    De fato a compreensão dos mais pequeninos não está repleta do mais apurado rigor teológico, mas isso não é desculpa para deixar passar a grande oportunidade de introduzi-los, de acordo com a capacidade intelectual de cada um, na profundidade da quaresma.
    Eu dou aulas de religião para a Educação Infantil e resolvi compartilhar com vocês as duas atividades que propus aos meus alunos.
    São bem simples e estão divididas por idade. Tudo o que você vai precisar é de um computador, impressora, lápis de cor ou giz de cera, tesoura, cola bastão e boa vontade!


Atividade 1: Levando Jesus para o deserto (Indicada para crianças de a partir de 3 anos)



Para essa atividade você precisará imprimir a imagem do deserto em tamanho grande, de modo que ocupe o maior espaço da folha possível e a de Jesus em tamanho pequeno, de forma que fique proporcional.




Uma ideia é imprimir 4 imagens de Jesus por folha.


Como conduzir a atividade?

    Inicie explicando o que é um deserto. Você pode dizer que é um lugar que faz muito calor durante o dia e bastante frio durante a noite, que tem muita areia, etc.. Um recurso interessante é mostrar imagens reais de um deserto e seus elementos como essa, essa e essa
    Assim, você também poderá aproveitar esse momento para contar curiosidades. Por exemplo, o fato de os cactos armazenarem água dentro de si e utilizarem espinhos para proteger-se de predadores pode ser bem interessante de ser explorado, assim como o tema dos camelos e assim por diante. 
    Explique a seu filho que Jesus é o filho de Deus e que, por isso, fez muitas coisas boas. Jesus curava os doentes, ressuscitava os mortos e perdoava os pecadores, deixando-os muito felizes. Comente também que antes de todas as coisas importantes que Jesus fazia ele costumava rezar 
para o "Papai do Céu" ajudá-lo. 
    Após essa introdução, conte a ele que Jesus foi ao deserto rezar para se preparar para tudo o que aconteceria depois com ele. Dependendo da idade do seu filho, você poderá entrar em maiores ou menores detalhes aqui, mas basicamente diga que Jesus ia morrer por nós, mas em seguida voltaria a viver.
    Finalmente peça a seu filho para "levar Jesus até o deserto" e colá-lo com a cola bastão. Depois é só pintar com giz de cera ou lápis de cor! Uma ideia interessante é fixar a gravura em alguma parede do quarto da criança ou em outro cômodo da casa durante o tempo da quaresma.

 Estes foram os resultados de dois dos meus alunos do Pré 1 (Entre 4 e 5 anos)


Atividade 2: Colorir a imagem da quarta-feira de cinzas (Indicada para crianças a partir de 2  anos)


Para essa atividade você deverá imprimir uma das seguintes imagens (ou as duas) dependendo do sexo do(s) seu(s) filho(s).


(Fonte: http://cliparts.co/ash-wednesday-clip-art)


Como conduzir a atividade?

    Se você levou seu filho à Missa na quarta-feira de cinzas, ele provavelmente recebeu a imposição das cinzas. Explique um pouco o significado desse momento que simboliza o arrependimento de nossas faltas e marca o início da quaresma. 
   Também será relevante dizer  que as cinzas vem dos ramos do ano anterior, que foram queimados. Tudo vai depender da idade e compreensão de cada um. Após essa breve introdução você pode pedir a seu filho para pintar a gravura da criança. 
    Se seu filho já conseguir traçar uma cruzinha, você pode usar um editor de imagens, ou até mesmo o Paint, para "apagar" a cruz da testa das crianças na gravura, para que seu próprio filho desenhe.



    

Um comentário:

  1. Show de bola seus argumentos obrigado por compartilhar com agente suas dicas.

    ResponderExcluir