quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Festa de Todos os Santos organizada pelas famílias!



Há alguns anos atrás, pesquisando na internet, me deparei com alguns blogs americanos que mostravam uma forma de celebrar a festa de todos os santos com as crianças como eu nunca havia visto: organizar uma festa em que cada criança se caracterizasse como um santinho e participasse de brincadeiras temáticas.

Basicamente, muitas das brincadeiras se assemelham às que temos em festas juninas, mas com algumas adaptações baseadas na vida dos santos. Há a pescaria de São Pedro, o jogo de acertar presentes no saco de São Nicolau, etc.

Para nós brasileiros, que não estamos acostumados, pode soar um pouco estranho, mas é uma excelente forma de fomentar a vida de piedade infantil. Desde a escolha da fantasia os pais podem aproveitar ocasiões maravilhosas de conversar com os filhos sobre quem é aquele santo, o que é ser santo e o fato de todos somos chamados à santidade.

Todo esse panorama de possibilidades se abriu diante de mim como um sonho, mas parecia algo muito distante da minha realidade. Eu ainda não tinha filhos e parecia muito difícil levar para frente uma iniciativa dessa proporção.

Ano passado, porém, tive a oportunidade de colocar em prática esses bons desejos no Colégio Monte Alto em que dou aulas de religião para a educação infantil. A equipe acolheu minha sugestão de braços abertos e a festa foi um sucesso. Inclusive, coloquei alguns registros desse dia tão especial aqui no blog. Cada turma organizou uma brincadeira e todas as crianças brincaram com suas fantasias. Tivemos até um desfile!

Foi então que surgiu a ideia de levar essa experiência para outras famílias. Entrei em contato com algumas amigas e elas adoraram a ideia. Começamos a organizar o evento, convidamos outros casais e distribuímos as tarefas. Cada família contribuiu com o que pôde, seja organizando brincadeiras, cuidando da decoração ou levando comes e bebes.










Por falar em comes e bebes, tivemos inclusive alguns pratos temáticos, como um teclado de Santa Cecília feito de biscoitos e chocolate, macarrão gravatinha de São Domingos Sávio e doces decorados com motivos praianos em honra ao servo de Deus Guido Schaffer.





As brincadeiras que organizamos foram:

- Oficina musical de Santa Cecília (em que as crianças tiveram a oportunidade de brincar com instrumentos);








- Oficina culinária de Santa Marta (em que eles decoraram cupcakes);





- Oficina de rosas de Santa Teresinha (em que os pequenos confeccionaram rosas de papel com glitter);






- Túnel de Santa Bárbara (em que eles deviam entrar no túnel e encontrar balas, em homenagem à padroeira dos operários que trabalham em túneis);



- Pescaria de São Pedro;





- Potes de Todos os Santos em que os papais tinham de adivinhar a quantidade de objetos nos potes e, quem acertasse, levava o pote para casa (no pote de São Francisco havia animaizinhos de plástico, no de Santa Joana D'Arc soldadinhos, no de São Lourenço brinquedos de cozinha, e no de São Cosme e Damião doces).





- Desfile de Todos os Santos (antes das brincadeiras, claro, enquanto todas as fantasias ainda estavam no lugar hahaha);


São Jorge


Santa Joana D'Arc, Santa Cecília, São Domingos Sávio e o Servo de Deus Guido Schaffer


São Francisco de Assis


Santa Elizabeth da Hungria

Santa Joana D'Arc


Nossa Senhora da Piedade


São Marcos


Servo de Deus Guido Schaffer



Sou muito grata a todos que nos ajudaram.
Em primeiro lugar aos pais, que assumiram a festa como própria e não mediram esforços para levá-la a cabo, mas também de modo especial à Lú Vieira, que registrou esses momentos de forma tão carinhosa em suas fotografias, e à Laly Blue que confeccionou algumas das fantasias e colocou muito amor em cada detalhe.

Ver tudo isso colocado em prática por iniciativa das famílias foi como um sonho tornado realidade. Todos estavam muito envolvidos com o projeto e as crianças se divertiram muito! Estou certa de que, diante de tantos ataques à família, a melhor resposta que podemos dar é nossa audácia em ser protagonistas da educação dos nossos filhos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário