segunda-feira, 16 de março de 2015

O Que Você Precisa Saber Para Manter A Decoração Da Casa A Salvo Da Bagunça



Um dos maiores desafios da decoração em família é manter a casa em ordem e os artworks a salvo da bagunça. Se você tem filhos – ou irmãos mais novos – sabe exatamente do que estou falando. Algumas dicas simples que funcionaram para mim vão te ajudar a manter tudo arrumadinho e sua decoração harmoniosa. Veja só:

Imagem por D Sharon Pruitt


Seja Exemplo
Crianças são muito mais sensíveis e tendem a responder melhor quando você mostra ao invés de simplesmente falar. Ser exemplar é sempre o primeiro passo. Você tem orgulho da sua casa? Mantém as coisas em ordem? Tem atitudes positivas diante de situações cotidianas com sua família? Se as respostas forem sim então já tem meio caminho andado.

Crianças geralmente começam a fazer as coisas a partir do que veem nos pais. Tudo que você fizer elas encaram como normal e esperado. Faça-as se orgulharem da casa.

Crie Decorações Cooperativas
A família tem que sentir-se parte da casa desde a hora de organizar até no momento de escolher os móveis para sala Quando as crianças percebem que o ambiente é importante para elas mesmas (por exemplo, seus próprios quartos) é mais comum mantê-lo organizado. Geralmente conversamos com nossos parceiros sobre o que vamos ou não mudar na casa mas é importante incluir os filhos no processo.

Não custa muito deixar as crianças reorganizarem os móveis do quarto ou pintarem um pedaço da mesa na hora da reforma. Deixa-las comprarem seus próprios lençóis, ou decorarem caixas para organizarem seus brinquedos também é um bom método.

Defina Objetivos Claros
Na hora de decorar é mais fácil ter em mente o que queremos mas na hora de manter a ordem é mais complicado. Deixe claro o que cada um tem que fazer. Por exemplo, as crianças tem que manter o quarto limpo e o marido o jardim. Crie checklists com cada passo, como: fazer a cama, colocar a roupa suja no cesto, guardar brinquedos na caixa ou livros na estante, varrer o chão, etc.

Defina Locais
Repita isso várias vezes: tudo tem um lugar e há um lugar para tudo. Essa regra ajuda muito a manter as coisas organizadas em casa. Dê caixas para as crianças e coloque prateleiras nos quartos – lembre-se de consultar todos sobre onde as coisas devem ficar.

Jogar coisas quebradas fora e doar as inúteis também ajuda a manter os locais organizados. O ideal é não ter mais coisas do que vocês realmente usam. Quando atingir o máximo de capacidade do espaço, seja clara: se algo novo vier, uma coisa antiga tem que ir embora.

Façam as Tarefas Juntos
Minha mãe dizia: quem quer faz, quem não quer manda. Simplesmente supervisionar o trabalho não é tão eficiente quanto trabalhar junto. Além de unir a família, isso mantém a primeira dica funcionando. Mantenha as expectativas e mostre à família o que deve ser feito. Criar um dia na semana para limpeza e organização também é eficaz.


Texto de autoria de Beatriz Gonzalez, jornalista e blogueira do Decorafino.com.br 


Inscreva-se na nossa lista de e-mails e receba nossas atualizações!

Nenhum comentário:

Postar um comentário