segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Cultivando a amizade

Decidi começar uma série de postagens intitulada "Cultivando a amizade". Funcionará da seguinte maneira: Aqui irei postando as coisas legais que fizemos com nossos amigos e, se for o caso, indicando filmes, passeios, receitas, etc.. Dessa maneira o leitor poderá também se animar e pegar algumas ideias para colocar em prática.

Hoje em dia, na sociedade imediatista que vivemos, se perde a cada vez mais o bom e velho costume de cultivar amizades. Antigamente, era comum que famílias e amigos visitassem uns aos outros, trocassem presentes, enviassem cartões de agradecimento, enfim... Hoje, não. As pessoas tem certa dificuldade em manter as amizades, de modo geral.

Por exemplo, ao terminar o colégio ou a faculdade, quando acaba o convívio diário com um determinado grupo de amigos que esteve junto há tanto tempo, se não era comum que se marcar reuniões fora do ambiente escolar/acadêmico, continuará - na maioria dos casos - não sendo comum e  cada vez mais se irá perdendo o contato, as relações irão esfriando, até que só se falem por facebook, e de vez em quando.

Além disso, muitos que costumam sair com amigos, tem também a dificuldade de convidá-los para a pró própria casa. Acredito que aí haja um problema. Por que não inserir os amigos, que são a família que escolhemos, no nosso próprio contexto familiar? As escusas podem ser muitas. Talvez porque, no caso dos adolescentes, se tenha vergonha dos pais, ou mesmo não se tenha criatividade de montar um programa bacana e seja mais fácil "terceirizar o processo" indo a pizzarias, cinemas e afins.

Não que seja ruim sair - de fato, fora de casa - com os amigos. Pelo contrário, é ótimo! Fazemos isso e vocês verão nas postagens. Mas, há pessoas que só fazem isso. Sempre! Ora, a relação que se deve ter com o lar é muito íntima. Trazer os amigos para casa ajuda a fortalecer os laços de confiança e intimidade entre os envolvidos, trazer o amigo ao lar é como trazê-lo mais para perto do coração.

Que tal convidar aquele amigo que você não vê há tanto tempo ou mesmo aquele que você vê sempre, mas nunca ou quase nunca foi a sua casa?


Na foto, meu marido Marcos e seus amigos em nosso casamento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário