segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Vamos brincar de quê?

Imagem por Esther Gibbons sob licença Creative Commons

Pais devem brincar com seus filhos?

Sempre ouço de outras mães com filhos maiores: "Passa tão rápido... " e sinto um tom de nostalgia, de quem gostaria de ter aproveitado melhor cada fase. Por isso, tenho tentado dar o máximo de qualidade ao tempo que passo com minhas filhas.

Pode parecer óbvia a ideia de que os pais devem brincar com seus filhos, afinal, esta é a única maneira que as crianças tem de interagir com o mundo. Mas foi no curso Primeiros Passos, do Instituto Brasileiro da Família, que ouvi falar disso mais diretamente pela primeira vez. No curso aprendi que o “mau comportamento” de uma criança é, frequentemente, um comportamento resultante da falta de movimento ou brincadeira, pois a criança precisa ter um desgaste físico constante; e que os pais deverão ser os primeiros companheiros de brincadeira de seus filhos.
Na teoria é muito legal e parece fácil sentar com a criança e brincar. Mas brincar de quê?

Várias vezes me deparei com essa dificuldade: separava um tempo, ia com toda a disposição e ensaiava algumas brincadeiras, mas logo minha filha me olhava com aquela cara de tédio e dizia: “Mamãe posso ver desenho?” Que frustração! Gente, eu não sei brincar com a minha filha! E comecei a procurar pela internet brincadeiras adequadas para sua faixa etária. Mas isso também é difícil, toma tempo, e me deixava na dúvida…

Quando encontrei o e-book Tempo Junto vi grande parte desses problemas resolvidos e fiquei fã! Nele tem um calendário com brincadeiras para cada dia do mês, um calendário por faixa etária!!! Nunca imaginaria que um simples lençol poderia fazer a diversão da criançada transformando-se em um tapete mágico e voando pela casa com elas sendo arrastadas em cima dele. Outra que adoro é fazer teatro de sombras com as mãos e uma lanterna. São coisas que eu fazia quando criança, mas que se perderam na memória. O que me encanta é a simplicidade das brincadeiras, muitas delas não requerem quase nenhum material.

Sei que a maioria das mães que conheço também gostariam de ter um tempo de mais qualidade com seus filhos, mas não tem tempo ou não sabem como brincar com eles. Este e-book traz muitas dicas simples e divertidas. Vale a pena! São momentos únicos e inesquecíveis que podemos proporcionar aos nossos filhos. Requer um pouco de esforço, mas a recompensa é incalculável!

Recomendo vivamente que os pais de crianças tenham sempre uma brincadeira na manga para que os momentos em família sejam cada vez mais agradáveis e felizes!

Segue o link sobre o e-book TempoJunto nas férias. Aqui em casa está fazendo muito sucesso.

http://hotmart.net.br/show.html?a=G3706561W

Carla Cal
Psicóloga, Coordenadora de Cursos de Orientação Familiar no RJ e mãe de três filhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário