sábado, 9 de janeiro de 2016

Quanto tempo os pais passam junto dos filhos?




Se você pensa que hoje em dia os pais passam menos tempo com os filhos, está redondamente enganado.

Espere aí! Mas hoje o homem e a mulher trabalham fora, gastam tempo com deslocamentos, horas extras, etc. No passado a mulher ficava em casa, o marido voltava cedo. Como é que pode?
Foi publicado em abril no Journal of Marriage and Family o primeiro estudo de longa duração sobre o tempo que marido e mulher passam com seus filhos. O interessante é que ele recolhe estatísticas desde 1965. Veja o gráfico abaixo:




Há cinquenta anos, pai e mãe passavam 13 horas semanais junto aos filhos. Hoje estão juntos 21 horas!

Daí surgem várias perguntas:

1. As crianças estão melhor educadas? Arrisco-me a dizer que não. Educação não se resume à quantidade, mas a qualidade. Meia hora de atenção e de transmissão de valores vale mais do que horas vendo filmes e internet juntos. E qualidade de tempo com os filhos exige pensar e programar. No improviso, costuma ser bem pouco eficaz.

2. Super pais e mães preocupados com a violência das ruas e os perigos do mundo, tendem a fazer tudo para os filhos: de colocar o tênis no pé, levá-los no clube, até resolverem problemas com a coordenação na universidade onde estudam (sim, isso mesmo). O problema é que superpais geram infra filhos.

3. Com adolescentes, a coisa muda de figura. Parece que já estão criados, mas não estão. Esse mesmo estudo mostra que quando um adolescente faz suas refeições junto dos pais, menor o risco de terem problemas com álcool, drogas e deliquencia. Eles também conseguem melhores notas na escola. Pelos dados obtidos, com apenas boas 6 horas por semana já se conseguem bons resultados com os adolescentes.

Artigo do blog: O Correio Chegou.

Inscreva-se na nossa lista de e-mails!

Você pode nos escrever aqui nos comentários ou nos enviar sua dúvida sobre esta e todas as outras matérias pelo e-mail: donamoroaosfilhos@gmail.com.


Nenhum comentário:

Postar um comentário