domingo, 10 de janeiro de 2016

O Batizado do Bernardo José


Pelo Batismo, o cristão tem na alma a graça sobrenatural, a graça santificante, que é o germe e a raiz da vida sobrenatural. 
(...)

Mediante o princípio de vida sobrenatural que é a graça santificante, presenteou-nos com as três virtudes teologais: fé, esperança e caridade, pés com que poderemos enveredar para Deus, braços com que poderemos abraçá-lo; com as virtudes sobrenaturais, as chamadas morais: prudência, justiça, fortaleza e temperança, forças por meio das quais podemos dirigir para Deus e para os seus fins o nosso contato cotidiano com as coisas terrenas; e, por fim, com os dons do Espírito Santo, que são predisposições sobrenaturais para uma vida santa e perfeita.  

Enxertados na videira que é Cristo, ficamos imediatamente incorporados na Igreja, tornamo-nos seus filhos. Então passam a ser nossas as Sagradas Escrituras, divinamente inspiradas, do Antigo e do Novo Testamento; nossos os santos sacramentos; nosso Cristo na Sagrada Eucaristia, vítima e alimento da alma humana; nossos os méritos e as virtudes, as orações e os desagravos de Cristo e dos seus santos de todas as almas puras e enamoradas de Deus no céu e na terra.

A Vida Espiritual, Benedikt Baur  (Editora Quadrante, 2004, pp. 28-29). Grifos nossos.

























Seminarista Rafael.





Mandrião do Bernardo. A veste branca simboliza que o batizado "vestiu-se de Cristo": ressuscitou com Cristo.




Madrinha Maria Rita.




Vovó paterna.



















No rito antigo o batismo começa na entrada da igreja.




O sacerdote se prepara para dar três sopros sobre a cabeça do bebê, gesto de Cristo para expulsar o demônio.




Depois do sopro, imposição das mãos chamando a criança à graça divina e em seguida se coloca o sal na boca (nas mãos do seminarista), o sal é "presságio dos alimentos divinos e preserva da corrupção dos vícios".











































































































































Madrinha de consagração Mariana.




Padrinho Daniel.





































Todas as fotos aqui publicadas são obras intelectuais de propriedade do autor (Lucilene Vieira), e estão protegidas pela Lei Federal n. 9.610/98.

O autor das mesmas possui os respectivos direitos morais e patrimoniais, não estando autorizado o uso sem o consentimento.

Contato: (21) 99103-3162.

Nenhum comentário:

Postar um comentário