sexta-feira, 3 de julho de 2015

Análise de Investimento: AMBEV


Um bom ativo a ser adicionado na carteira de investimentos é a empresas de bebidas Ambev. Com um crescimento do lucro líquido de 1500% nos últimos 15 anos a Ambev vem se mostrando uma ótima opção para investimento ao longo prazo no brasil.

O que isso quer dizer? Quer dizer que um pessoa que tenha investido na Ambev há 15 anos teria visto o seu patrimônio crescer 1200% e o seu lucro líquido 1500%. Este crescimento mostra que investimentos em empresas com bons fundamentos (valor) geram ótimos retornos ao longo prazo.

Segue um quadro comparativo entre o lucro e a cotação da Ambev nos últimos 15 anos.


Fonte: Bastter.com

Ok, mas já ouvi dizer na TV que o mercado de ações é muito perigoso e do dia para noite você pode perder todo o seu dinheiro acumulado em uma vida toda. Como demostrado pelo gráfico acima o indicador se um ativo é bom ou não são os lucros consistentes, pois ao longo prazo a cotação sempre segue o lucro. Não conheço nenhum empresa que tendo lucros consistentes ao longo prazo a cotação tenha caído por um período também significativo. Logo quando temos quedas no preço das ações e ao mesmo tempo esta empresa tem um valor significativo nos seus fundamentos isso se torna uma vantagem para o acionista e não uma notícia ruim.

Neste período de quinze anos no curto prazo a cotação da Ambev teve grandes variações, porém se tirarmos uma foto do longo prazo, olhando a cotação uma vez ao ano, o preço da ação seguiu bem de perto o crescimento dos lucros.

Neste quadro estão resumidas as principais informações que precisam ser analisadas para entender se o ativo onde se está investindo tem ou não valor. Um lucro que cresce fortemente com o passar do tempo, uma dívida cada vez menor e caixa tão expressivo mostram que este é um ativo que gera valor para o acionista.



Fonte: Bastter.com

Outro ponto importante além de comprar ativos com valor é ter um bom controle de risco onde se sugere não investir uma parte muito significativa do seu patrimônio em um único ativo, mesmo se este ativo tiver fundamentos tão bons como a Ambev.

Você pode nos escrever aqui nos comentários ou nos enviar sua dúvida sobre este e todos os outras matérias pelo e-mail: donamoroaosfilhos@gmail.com.


Nenhum comentário:

Postar um comentário