"O casamento é um duelo mortal que nenhum homem honrado deve rejeitar."
G. K. Chesterton
Muitos de vocês já devem saber dos nossos vídeos, mas como talvez alguns não saibam e ainda não postamos eles aqui gostaria de compartilhá-los com todos :)
O primeiro vídeo é mais curtinho. É uma espécie de trailer, no qual vocês podem ver alguns dos momentos principais do nosso grande dia.
Nosso casamento e a Missa em ação de graças por ele foram feitos no Rito Tridentino. O Papa Bento XVI apoiou que todo sacerdote pudesse celebrar a Missa de acordo com o Missal anterior à reforma litúrgica, se assim tivesse vontade. Como gostamos muito da Santa Missa na Forma Extraordinária do Rito Romano, como é conhecida a Missa Tridentina hoje, pedimos a dois sacerdotes e a um seminarista, que nos ajudassem para que tivéssemos uma Missa solene.
A Missa Tridentina é uma grande riqueza para a Igreja e deve ser valorizada, esperamos que todos possam desfrutar da beleza da celebração como nós o fizemos no dia 22 de junho e o fazemos até hoje todas as vezes em que assistimos às gravações.
Por que um casamento com missa?
Nosso casamento foi seguido de uma Missa. Somos Católicos e o Santo Sacrifício é a parte central da nossa fé. Como poderíamos excluí-lo de um momento tão importante como esse? Tivemos uma Missa no Rito Tridentino, na chamada Forma Extraordinária do Rito Romano. Ela é chamada assim porque não é a Missa que é celebrada comumente(ordinariamente) nas paróquias hoje em dia.
Esta Missa é também conhecida por muitos como ''Missa em latim", entretanto a Missa na Forma Ordinária - a que costumamos assistir hoje nas paróquias em geral - também pode ser celebrada em latim. Na verdade, o Concílio Vaticano II nunca excluiu o Latim da Liturgia, a Língua Portuguesa, e as vérnaculas em geral, apenas ganharam um espaço maior.
A Santa Missa a qual você assistirá esteve presente, com pequenas variações, desde cerca do século VI. Tornou-se a Missa "oficial" da Igreja no século XVI, no Concílio de Trento. É deste concílio que vem o nome Missa Tridentina. Milhares de santos assistiram a essa Missa, ouviram os cantos que você ouvirá, escutaram as mesmas orações que você escutará...
Como isso é rico! Para entender um pouco mais e se maravilhar conosco através da descoberta desse admirável mundo antigo assista a estes outros vídeos que também recomendamos:
Agradecimentos:
Papa Emérito Bento XVI
Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro
Administração Apostólica São João Maria Vianney
Basílica de Santa Teresinha do Menino Jesus
Celebrante: Revmo. Monsenhor José de Matos, Administração Apostólica São João Maria Vianney
Diácono: Revmo. Padre Sérgio Muniz, Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro
Sub-diácono: Seminarista Rafael Martins
Acólitos: Francisco, Deivid, Matheus, Luan, Carlos e Augusto
Maestro Antônio José
Coral São João Bosco, de Varre-Sai - RJ
Frei Cardoso, OCD
Frei Adilson, OCD
Jhow Lourenço e equipe(Fotografia e Filmagem)
Nossos padrinhos
Juliana Duim(Cerimonialista)
Nenhum comentário:
Postar um comentário